Menstruação: 6 coisas que TODA mulher deve saber!




A menstruação faz parte da vida da mulher desde cedo e a acompanha até à chegada da menopausa, por volta dos 45 e 55 anos. Ainda que seja um evento natural do sistema reprodutor feminino, não é raro que muitas pacientes cheguem ao consultório com inúmeras indagações sobre o assunto.

Se você também tem dúvidas sobre a menstruação, saiba que não está sozinha: uma pesquisa realizada pela organização Plan International, no Reino Unido, apontou que uma a cada dez mulheres não se sentem confortáveis para conversar sobre isso nem mesmo com as próprias amigas, o que acaba limitando ainda mais os conhecimentos sobre a menstruação.

Quanto sangue se perde em um período menstrual? Coágulos na menstruação são normais? O sangue pode ter odor forte? Cólicas intensas fazem parte do processo? Essas e outras questões que toda mulher deve saber serão esclarecidas nesse artigo!

 

  • Primeiro, vamos entender o que é a menstruação:

Todo mês o corpo da mulher se prepara para a gravidez, ou seja, a fecundação do óvulo. Quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende, dando origem ao "período" ou fluxo menstrual, que é composto por sangue e tecido uterino. 

Para ser considerada normal, a menstruação dura entre 3 a 5 dias e não deve apresentar cólicas excessivas ou outros incômodos que atrapalhem o dia a dia da mulher. Caso contrário, vale lembrar da importância de consultar com um ginecologista para que sejam investigadas as possíveis causas.

Agora que você já sabe o que é, leia abaixo as 6 coisas que TODA mulher deve saber sobre a menstruação:

 

1. O sangue da menstruação não cheira mal.

Nas trocas de absorventes é comum que as mulheres sintam um cheiro nada agradável e entendam que o sangue tem um cheiro ruim, certo? Errado! 

Esse odor desagradável ocorre principalmente devido ao uso de absorventes descartáveis, os quais possuem componentes químicos que, quando entram em contato com a menstruação, resultam em um cheiro desagradável. Inclusive, muitas mulheres aderiram ao coletor menstrual, ou "copinho", justamente pela questão de não apresentar nenhum outro odor além do natural do sangue, que é marcado pela presença de ferro, refletindo muito bem todos os nutrientes que ele contém.

 

2. O seu sangue não é sujo.

Os tabus por trás da menstruação ainda existem! Um deles é a crença de que a menstruação é algo sujo e impuro, que deve ser escondido. 

Todas essas teorias estão ligadas a fatores históricos e culturais mas, na verdade, a menstruação não é suja e nada mais é do que uma resposta NATURAL do sistema reprodutor feminino quando a gravidez não ocorre.

 

3. A perda sanguínea é de 20 a 80 ml por ciclo, em média.

A quantidade de sangue perdida durante a menstruação define se a mulher possui um fluxo leve, moderado, ou intenso, e é um grande indicador de saúde.

Vale lembrar que mudanças no volume da menstruação são comuns, pois estão relacionadas às taxas de hormônios que podem variar devido a fatores como: estresse, exercícios, dieta e método contraceptivo. Além disso, cada menstruação é diferente e cada corpo possui suas particularidades, mas ao notar sinais de irregularidades no seu fluxo menstrual, o ideal é levar a situação ao médico.

 

4. As cólicas não devem atrapalhar sua rotina.

A cólica ocorre devido a contração do útero para eliminar a menstruação, e é um sintoma comum desse período. Entretanto, com frequência vejo relatos de mulheres que não conseguem permanecer no trabalho devido à cólicas intensas. Isso NÃO é normal!

Quando as cólicas tornam-se excessivas e o incômodo atrapalha a qualidade de vida da mulher, é recomendável levar essa queixa ao ginecologista, pois esse pode ser um sinal de que algo não vai bem. Inclusive, muitas doenças possuem esse fator como sintoma principal, que é o caso da Endometriose e da Adenomiose.

 

5. Coágulos no sangue são normais.

Geralmente acompanhados de uma coloração mais escurecida, é normal saírem coágulos na menstruação em dias de fluxo mais intenso. Isso ocorre quando o sangue que sai do útero fica coletado na vagina durante um certo tempo antes de sair para a região externa. Entretanto, é importante ficar atento no volume desses coágulos pois, se forem anormais, isso deve ser informado ao seu médico.

 

6. É possível engravidar durante a menstruação.

Durante a menstruação, em tese, o útero já não se encontra preparado para receber o óvulo fecundado. Entretanto, ainda que rara, a possibilidade de ocorrer uma gravidez durante a menstruação existe, e pode vir a acontecer após uma relação sexual desprotegida, somado a uma irregularidade no ciclo menstrual da mulher. Algumas condições que podem influenciar essa mudança incluem nervos e ansiedade, alterações de peso, exercício físico em excesso e, até mesmo, algumas patologias.

Entender a menstruação é fundamental para compreender o sistema reprodutor feminino e saber reconhecer os sinais de saúde decorrentes desse período!

 

Conte com um profissional especializado

A Ginecologia é a especialidade médica que cuida da saúde da mulher em todas as fases da vida. Tem um papel importantíssimo tanto na prevenção, quanto no tratamento de doenças relacionadas aos órgãos genitais femininos. Conte com ajuda de profissionais especializados.
 
Dra. Sibele Klitzke - Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia - Especialista em Ginecologia e Obstetrícia


 




Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais