Implantes hormonais

Trata-se de um tubinho de silicone inerte ao organismo (Silastic), contendo substâncias ativas que são liberadas diretamente na corrente sanguínea. A estrutura de silicone controla de forma segura as doses de hormônio liberadas diariamente pelo implante, proporcionando um tratamento eficaz e minimizando os efeitos colaterais.

Os implantes são aplicados pelos médicos ou enfermeiros capacitados e podem permanecer no corpo mesmo após o período de liberação do medicamento, uma vez que se trata de um material inócuo ao organismo. De forma diferente dos implantes biodegradáveis, em caso de sensibilidade ao princípio ativo ou desistência do tratamento por qualquer motivo, o paciente poderá remover o implante para interromper o seu tratamento a qualquer momento. Assim como na colocação, a remoção também é realizada por médico ou enfermeiro habilitado.

Os produtos utilizados são fornecidos pela farmácia ELMECO, uma das únicas farmácias de manipulação de implantes hormonais do mundo.

Hormônios utilizados nos implantes hormonais: 

  1. Gestrinona:

A gestrinona é um 19-nor-esteróide (um tipo de progesterona),  que bloqueia os hormônios femininos ( inibe a menstruação, evita a concepção e diminui a deposição de gordura em áreas tipicamente femininas) e tem efeitos androgênicos (gera aumento da testosterona endógena, levando ao aumento da massa muscular e libido).

Por seus efeitos, é utilizado no tratamento da endometriose, adenomiose e miomatose. Sob a forma de implantes, a gestrinona, assim como outros implantes hormonais, oferece a vantagem de não sofrer efeito de primeira passagem hepática, sendo liberada lentamente ao longo de um ano, inibindo a ovulação e a menstruação.

A gestrinona também é indicada para o tratamento da TPM, da baixa da libido, da perda de massa muscular e da massa óssea, revertendo, quando associada a estrogênio, a osteopenia ao fim de alguns meses.

Seus efeitos colaterais são observados mais nas mulheres jovens e refletem a sua ação androgênica. Podem ocorrer acne, queda de cabelo, rouquidão, leve aumento do clitóris e aumento dos pêlos pelo corpo. Geralmente esses efeitos são mais evidentes nos três primeiros meses de uso e tendem a se atenuar com a adaptação ao hormônio. Em mulheres com sobrepeso e sem hábitos de vida saudáveis, a gestrinona pode ter o efeito contrário, causando ganho de gordura em áreas androgênicas e ganho de peso.

 

 

Marque já seu horário

Agendar

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais