Menstruação Desregulada? Descubra como a quarentena pode afetar?




Como anda o seu ciclo menstrual desde que a quarentena iniciou? Você tem sentido alterações durante esses últimos meses? Saiba que o período em que estamos vivendo pode ter influência direta nessas mudanças!

Em um período em que o mundo inteiro está enfrentando momentos de tensão, preocupação e estresse, pode acontecer de alguns desses sintomas influenciarem o nosso corpo e até a nossa saúde de diversas formas. Mas o que já posso adiantar é que você não está sozinha nessa! 

Momentos de estresse, episódios de perda, de tristeza ou de tensão afetam diretamente o ciclo porque alteram a produção hormonal, o que, por sua vez, altera também a ovulação. E consequentemente, a menstruação. Mas por que será que isso acontece? Continue comigo nesse artigo e descubra! 

➜ O QUE VOCÊ VAI VER POR AQUI: 

  • Como o estresse pode influenciar a menstruação? 

  • Quais outros sinais são influência do estresse no ciclo menstrual?

  • O que fazer para amenizar esses sintomas?

  • Conclusão

➜ COMO O ESTRESSE PODE INFLUENCIAR A MENSTRUAÇÃO? 

Para entender como esse sentimento pode influenciar o seu ciclo menstrual, é interessante entender como o corpo funciona quando se está em uma situação de estresse. Quando você se vê em uma situação como essa cheia de incertezas em que estamos vivendo, é comum se sentir mais estressada. Quando isso acontece, dois hormônios começam a atuar: cortisol e adrenalina. 

A adrenalina fornece energia para sair correndo. O cortisol aumenta a função cerebral e interrompe ou diminui as funções que o corpo considera não essenciais para que se tenha ainda mais energia.

Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que o impacto sobre a menstruação tem tudo a ver com a ação do cortisol: uma das funções não essenciais que é interrompida ou adiada é a reprodução. Ou seja, pode ser que a ovulação atrase ou mesmo nem ocorra, abalando todo o calendário menstrual. 

➜ QUAIS OUTROS SINAIS SÃO INFLUÊNCIA DO ESTRESSE NO CICLO MENSTRUAL?

As alterações causadas no ciclo menstrual por essa desordem de hormônios podem variar de mulher para mulher. Não é apenas o atraso que pode se manifestar como sintoma. O estresse pode causar outras respostas do corpo, como adiantamento, ausência, vir muito, vir pouco ou ter escape. 

➜ O QUE FAZER PARA AMENIZAR ESSES SINTOMAS?

Se você não quiser esperar esse período conturbado passar para ter seu ciclo menstrual de volta, existem algumas coisas que podem ajudar:

 

Faça exercícios regularmente;

Pratique meditação e atenção plena;

Evite flutuações no peso corporal;

Tome 20 minutos de sol por dia.

Sentiu alterações no seu ciclo menstrual durante a pandemia? Se os sintomas persistirem, o ideal é fazer uma consulta com a sua ginecologista para descartar qualquer outra possibilidade. 

 




Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais