Ciclo Menstrual e Atividades Físicas: Qual a relação?




Você sabia? Os diferentes níveis de hormônios ao longo do mês podem influenciar a performance durante as atividades físicas. É isso mesmo! Mulheres em idade reprodutiva, com ciclos menstruais regulares, podem perceber mudanças da disposição para atividade física ao longo do mês. Você percebe essas oscilações?

Nós sabemos que a data e o número de dias variam de organismo para organismo, mas o fato é que uma vez por mês ela está lá, marcando ponto na agenda feminina e trazendo consigo uma lista de inconvenientes. A menstruação em si pode ser considerada desconfortável por algumas mulheres, mas adaptando o seu treino de acordo com o seu ciclo menstrual é possível garantir um excelente desempenho nas suas atividades físicas.

⁣⁣Antes de qualquer coisa saiba que sim, é comum diminuir ou até perder o ânimo durante esses dias. Entretanto, se observarmos o ciclo menstrual como um todo, é possível tirar vantagens sobre ele. Conheça o seu ciclo hormonal, entenda suas influências e organize uma agenda de treinos que respeite o organismo para aproveitar melhor as vantagens de cada um dos três períodos. Isso é possível e esse artigo veio para te ajudar!

➜ 1ª FASE: MENSTRUAL (1º ao 5º dia):

Também chamada de folicular, é quando ocorre a descamação e a eliminação do endométrio após diminuição das concentrações de estrógeno e progesterona. É um estágio com sintomas que indispõem, como cansaço e cólicas. Portanto, é comum sentir vontade de faltar os treinos, mas não desanime, apenas pegue mais leve. 

➜ 2ª FASE: PÓS-MENSTRUAL (6º ao 12º dia):

Nesse período aumenta a quantidade de estrogênio e há maior liberação do hormônio noradrenalina. Ambos são responsáveis por dar mais motivação. Aproveite, pois é o momento ideal para apostar em modalidades que exigem maior velocidade e resistência aeróbica, como corrida e ciclismo, ou em treinos de força, como musculação e pilates. 

➜ 3ª FASE: OVULATÓRIA (13º ao 15º dia):

É o chamado período fértil, quando ocorre a liberação do óvulo para as tubas. Nesses dias, diminui a quantidade de estrogênio e aumenta a de progesterona. A fadiga muscular chega mais precocemente, mas a mulher fica mais resistente a estímulos dolorosos. A intensidade de modalidades que exigem coordenação e força podem ser atenuadas, mas sem reduções drásticas na carga. 

➜ 4ª FASE: PÓS-OVULATÓRIA (16º ao 24º dia):

A quantidade de progesterona continua aumentando até passar a de estrogênio, melhorando ainda mais a performance para atividades que envolvam força. Essa é a melhor hora de caprichar na musculação ou elevar a intensidade de outros tipos de exercícios. Foco em perder gordura.⁣⁣

➜ 5ª FASE: PRÉ-MENSTRUAL (25º ao 28º dia):

É a fase da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Ocorre queda abrupta da progesterona, reduzindo o desempenho e retenção de líquidos.⁣⁣ Esse é um momento crucial de fazer atividade física para aliviar os sintomas da TPM com o objetivo de melhorar a ansiedade e irritabilidade. Invista na atividade física que te dê mais prazer.⁣⁣

Lembre-se que nada disso é desculpa para não se movimentar. Não deixe de praticar as suas atividades físicas, independentemente do período. Esse artigo foi feito para que você consiga se adaptar e encontrar os melhores exercícios nos momentos mais adequados. O nosso corpo PRECISA se movimentar!




Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais