Câncer de ovário - é preciso falar sobre ele!




O câncer de ovário é o 7º mais diagnosticado na mulher brasileira. 60% dos cânceres de ovário estão avançados no momento do diagnóstico, o que faz com que ele seja o câncer ginecológico mais letal. O risco de desenvolver câncer de ovário é maior nas mulheres com anormalidades genéticas hereditárias. A mutação genética de BRCA é uma dessas anormalidades. Pessoas com risco de ter uma mutação genética devem procurar um profissional especializado para orientação e aconselhamento.

A importância do Teste BRCA para câncer de ovário

Ovários são duas glândulas localizadas na pelve feminina, responsáveis pela produção dos hormônios sexuais (progesterona e estrogênio). Cabe a eles também a função reprodutiva, por meio da ovulação.

O câncer de ovário é o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e, por isso, o mais letal. Sua incidência está associada a fatores genéticos, hormonais e ambientais. A história familiar é o fator de risco isolado mais importante (cerca de 10% dos casos).

O risco de desenvolver câncer de ovário é maior nas mulheres com anormalidades genéticas hereditárias. A mutação genética de BRCA é uma dessas anormalidades. Pessoas com risco de ter uma mutação genética devem procurar um profissional especializado para orientação e aconselhamento.

O BRCA1 e BRCA2 são genes supressores do tumor, ou seja, impedem o crescimento e a proliferação das células tumorais. Agem como “freios” para prevenir o desenvolvimento do câncer. Uma mutação ou defeito no BRCA 1 / 2 permite que células anormais se desenvolvam, podendo levar ao câncer. Essas mutações estão especialmente ligadas ao câncer de mama e ovário e podem ser detectadas pelo Teste BRCA, coletado por amostra de sangue. Mulheres portadoras de BRCA 1 tem 39% de risco de desenvolver câncer de ovário ao longo da vida e portadoras de BRCA 2, 11% de risco.

Quem deveria ser testado para as mutações BRCA?

Em relação ao câncer de ovário, as diretrizes evoluíram recomendando o teste de mutação BRCA para TODAS AS MULHERES COM CÂNCER DE OVÁRIO (tumor epitelial). O teste pode ajudar nas decisões de tratamento, identificar aquelas pacientes que podem se beneficiar das estratégias de redução de riscos e alertar as famílias para seus riscos potenciais.




Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais