Anticoncepcional e dor de cabeça




A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais efetivos e também um dos mais utilizados pelas brasileiras.

Como as pílulas possuem composições hormonais variadas, o seu uso gera muitas dúvidas entre as mulheres que sofrem de dores de cabeça (ou cefaléia).

Mas afinal, a presença desse sintoma interfere na escolha do método contraceptivo 5cbe0486126fcimage-20190422151432-1.png

- A orientação da anticoncepção depende do diagnóstico do tipo de cefaléia. A enxaqueca é diferenciada de outras cefaléias que podem ser tensional, em salvas, primária, secundária, por neuralgias, ou outras causas. A enxaqueca ou migrânea pode ocorrer com ou sem aura. Para isso às vezes é necessário a avaliação de um neurologista.
- Pacientes com cefaléia leve ou moderada não apresentam contraindicação para o uso de qualquer método inclusive os hormonais combinados.
- Em mulheres com enxaqueca, a prescrição do método anticoncepcional dependerá da idade e da presença de aura (associada a alterações visuais).
Mulheres com enxaqueca com aura têm contraindicação ao uso de métodos contraceptivos com estrogênio, pois estudos demonstram um aumento do risco de AVC e de infarto do miocárdio.
- Métodos não hormonais como o dispositivo intrauterino ou os contendo apenas progestagênios podem ser utilizados em mulheres com cefaléia ou enxaqueca.
- Pacientes que apresentam dores de cabeça apenas no período menstrual podem se beneficiar com métodos contínuos para suspender a menstruação, o que pode melhorar muito esses sintomas.

É importante lembrar que a avaliação por um ginecologista é fundamental para orientá-la sobre o método mais adequado para o seu caso! 

 




Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais