A importância do Papanicolau para a saúde feminina




Os cuidados com a saúde da mulher incluem a realização de um conhecido e indispensável exame: o PAPANICOLAU, também conhecido como preventivo. Ele deve fazer parte da rotina médica de todas, ajudando a evitar o aparecimento e desenvolvimento de uma série de complicações.

 

Porém, infelizmente muitas mulheres ainda negligenciam a importância e a regularidade desse exame. Pensando nisso, criei esse artigo para esclarecer mais sobre esse tema. Continue por aqui e confira:

 

➜ O QUE VOCÊ VAI VER POR AQUI: 

 

  • INTRODUÇÃO

  • O QUE É PAPANICOLAU E PARA QUE SERVE?

  • MAS AFINAL, O QUE É UM EXAME DE RASTREIO?

  • COMO É FEITO O EXAME?

  • QUEM DEVE FAZER O EXAME PREVENTIVO?

  • COMO PODE VIR O RESULTADO DO PAPANICOLAU?

  • CONCLUSÃO

 

➜ O QUE É PAPANICOLAU E PARA QUE SERVE?

O Papanicolau é um exame ginecológico super importante para verificar a saúde da mulher. Ele tem um papel essencial no rastreio do Câncer do Colo de Útero. Ou seja, ele consiste em coletar células para diagnosticar possíveis lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV). 

 

>> Além disso, ele também pode diagnosticar outras doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia, clamídia, tricomoníase, entre outras.

 

➜ MAS AFINAL, O QUE É UM EXAME DE RASTREIO?

Os exames de rastreamento servem como triagem para determinadas doenças e têm caráter preventivo. Eles são o que chamamos de prevenção secundária. Ou seja, detectam determinadas patologias ou alterações em seu estágio inicial, antes mesmo de o indivíduo apresentar sinais ou sintomas. 

 

O objetivo do rastreamento de doenças é justamente a detecção precoce. Isso nos dá a oportunidade de que muitas lesões sejam detectadas e tratadas antes de se tornarem doenças malígnas. 

 

➜ COMO É FEITO O EXAME?

>> Para a coleta do material, é introduzido um instrumento chamado espéculo na vagina;

>> Com ele, o médico faz a inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero;

>> Em seguida, o profissional provoca uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula e uma escovinha;

>> Por fim, as células colhidas são colocadas numa lâmina para análise em laboratório especializado em citopatologia.

 

➜ QUEM DEVE FAZER O EXAME PREVENTIVO?

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve se submeter ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Em um primeiro momento, é recomendado que o exame seja realizado anualmente. Após dois exames seguidos apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. 

 

Além disso, vale lembrar que o Ministério da Saúde indica que o Papanicolau deve ser mantido até os 64 anos, seguindo todas essas recomendações.

 

➜ COMO PODE VIR O RESULTADO DO PAPANICOLAU?

Os resultados podem detectar presença de bactérias, fungos ou anormalidades encontradas na amostra coletada.

 

Os três principais resultados possíveis são:

 

>> Negativo para câncer;

>> Lesão de baixo grau;

>> Lesão de alto grau.

 

Vale lembrar que esse exame é um método de rastreio para o câncer de colo de útero. Caso o resultado do teste dê alterações, novos exames para uma investigação mais detalhada devem ser solicitados.




Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais